Publicado por: wilbop | 03/12/2009

One Flight Up – Dexter Gordon


Dexter Gordon teve uma carreira invejável. Gravou muitos discos, ganhou fama já na metade dos anos 40, viveu um tempo na europa e chegou a atuar em um filme na década de 80. O som encorpado e elegante é característico desse que foi um dos maiores saxofonistas tenor do jazz. Juntamente com Coleman Hawkins, Ben Webster e Lester Young, Gordon em minha opinião é um dos melhores saxofonistas em baladas.

É fácil encontrar bons discos desse titã (ao menos em boas lojas de Cds como a Livraria Cultura). Dentre muitos bons discos escolhi falar de “One Fight Up” que foi gravado em 1964 pelo selo Blue Note, em um momento onde Dexter já estava vivendo na Europa. Diferente de muitas gravações do saxofonista nessa época que costuma gravar em formação de quarteto, “One Flight Up” tem a ajuda de um quinto elemento. O quinteto é formado pelo brilhante trompete de Donald Byrd, o piano de Kenny Drew, Niels-Henning Ørsted Pedersen no baixo e o baterista Art Taylor.

As quatro faixas do disco são excelentes e não somente Dexter mas também Byrd brilham nessa gravacão. A primeira faixa do disco é “Tanya”, de Donald Byrd, minha favorita no disco e também a maior com cerca de 18 minutos de duração, tempo bastante explorado pelos voos de Dexter e Byrd. A melodia base da faixa, apoiada no piano de Drew criam todo o clima da música. Uma bela faixa que merece especial atenção. A próxima faixa é “Coppin The Haven”,  mais uma excelente música com um andamento mais rápido que a anterior e cheia de energia no trabalho dos sopros. N sequência temos a balada “Darn The Dream”, terreno fértil para os solos de Gordon e Drew e fechando o disco, “Kong Neptune”, a mais swingada e despojada.

Um detalhe que vale a pena observar é o belo trabalho de fotografia da capa do disco. Pra variar o designer da Blue Note, Reid Miles soube utilizar da fotografia do mestre Francis Wolff para criar mais uma linda capa. Não bastasse a arte musical do disco, ainda podemos contemplar o belo design que ao meu ver ainda hoje é pra lá de moderno.

1 – Tanya
2 – Coppin’ The Haven
3 – Darn The Dream
4 – Kong Neptune

Dexter Gordon – sax tenor
Donald Bird – trompete
Kenny Drew – piano
Niels-Henning Ørsted Pedersen – baixo
Art Taylor – drums

(Um outro ótimo disco de Dexter é “Go”. A faixa “Cheesecake” é a melhor faixa de autoria de Dexter que já ouvi. Um outro ótimo disco é “Our Man In Paris”, onde Dexter explora vários standards do bebop)

Compre o Cd One flight Up de Dexter Gordon


Respostas

  1. também gosto muito de dexter. é realmente um gigante do tenor que influenciou muita gente (rollins, henderson, shorter..)
    ultimamente não paro de ouvir baladas clássicas como autumn leaves, days of wine and roses, the shadow of your smile em execuções suingadas e líricas dele.
    também me agrada a figura bonachona dele, desencanada, que sabia viver. grande jazzman!

  2. Olá Olavo,

    Você chegou a assistir o filme Round Midgnight, do diretor Bertrand Tavernier? Se não assistiu assista. Além de tudo mr. Gordon foi um bom ator! ótima oportunidade de vê-lo tocando alguns grandes sucessos ao lado de músicos como Bobby Hutcherson, Herbie Hancock…
    abs
    wilbop


Deixe um comentário

Categorias